Tipos de Instalação para carregadores veiculares em edificações

12/19/2023

Tipos de Instalação para carregadores veiculares em edificações

18/12/2023

A preocupação com a previsão de carregadores veiculares em edifícios de uso coletivo me acompanha desde 2008, época em que já se falava que o carro elétrico seria uma realidade em um curto prazo. No entanto, isso não aconteceu tão rapidamente. Hoje, 15 anos depois, podemos considerar que essa realidade finalmente chegou. Mesmo assim, não podemos afirmar se o carro elétrico que necessita de ponto de recarga é a única opção disponível no mercado.

Existem três tipos básicos de veículos elétricos: totalmente elétricos, híbridos e híbridos plugin. Dentro dos veículos totalmente elétricos, encontramos os carros elétricos a bateria (BEV) e os carros elétricos a célula de combustível (FCEV). Você irá encontrar muitos artigos explicando sobre as diferenças, vantagens e desvantagens de cada um desses carros. Nesse artigo vamos nos concentrar aos tipos de previsão e a infraestrutura necessária a se projetar nas edificações de uso coletivo dependendo do tipo de carro elétrico.

Os carros elétricos que necessitam de pontos de carregamento veicular são os (BEV) Veículos Elétricos a Bateria e os Veículos Elétricos Híbrido Plugin (PHEV). Os demais veículos elétricos, Híbridos (HEV) e Célula de Combustível (FCEV), não necessitam de pontos de carregamento veicular. Como o usuário ainda não tem uma definição clara de qual carro comprar, o ponto de recarga na garagem amplia as possibilidades de escolha do carro a ser adquirido.

Chegando à conclusão de que o ponto de recarga veicular amplia suas escolhas, iremos discorrer sobre quais realidades encontramos hoje no mercado imobiliário quanto a previsão de instalação para estações de carregamento veicular. Os incorporadores construtores já estão convencidos que a entrega de um empreendimento com a previsão do carregador veicular é necessária. O que ainda diferencia um empreendimento que tem essa previsão é o tipo de instalação prevista.

Em toda nova tecnologia procuramos padronizar a identificação dela através de terminologias. Isso também se aplica aos termos que envolvem os veículos elétricos e tudo que orbita ao seu redor. Nos Estados Unidos e Europa definiram essa terminologia que temos adotado em nossos projetos para caracterizar o tipo de instalação adotada pelo empreendedor. Nesse artigo apresentaremos de forma prática, os tipos de previsão e as denominações adotadas. Apresentaremos os três tipos de instalação e quais as principais diferenças entre elas.

Os três tipos de instalação comumente previstos em nossos projetos são; EV-Capable, EV-Ready e EV- Installed.

Empreendimentos EV-Capable

O empreendimento é considerado EV-Capable quando é projetado com previsão de carga para os carregadores e é instalada apenas a infraestrutura – como eletrodutos, espaço de disjuntor, caixas de passagem etc – com o objetivo de atender a futura instalação de uma estação de carregamento veicular. Os demais itens, como disjuntores, cabos de alimentação e equipamento de carregamento serão instalados futuramente pelo proprietário da unidade consumidora. O usuário não terá necessidade de se preocupar com estudo de cargas ou qualquer outro ponto que precise de uma intervenção maior na instalação da edificação.

Empreendimentos EV-Ready

Os empreendimentos que podem ser chamados de EV-Ready, como é possível inferir pela nomenclatura, têm instalação pronta para ser utilizada a qualquer momento e por qualquer usuário, bastando, para isso, conectar seu veículo através do seu carregador portátil à tomada de carregamento. Essa tomada deverá estar com toda sua instalação pronta para carregamento dos veículos. Esse tipo de instalação normalmente é encontrado em estacionamentos de shoppings, centros comerciais e áreas comuns de alguns condomínios residenciais. Normalmente essas estações são para carregamento gratuito.

Empreendimentos EV-Installed

Nesses empreendimentos, todos os elementos necessários para recarga veicular estão disponíveis. A estação está preparada para qualquer tipo de veículo com controle de informações da recarga, possibilidade de pagamento, horário de operação e acesso do usuário. Basicamente é um Eletro-posto de abastecimento.

_

Dentre os sistemas acima citados, o mais comum nos novos empreendimentos é o EV-Capable. O morador sabe que quando precisar instalar um carregador veicular terá toda infraestrutura garantida para realizar a instalação até seu ponto de recarga, sem a necessidade de contratar um estudo de disponibilidade de energia, bastando apenas seguir as orientações do empreendedor que deverão constar no manual da edificação.

Quanto às edificações antigas e que não foram concebidas para nenhum tipo de carregador veicular, recomendamos que seja feita uma análise para confirmar a disponibilidade de energia a cada horário, confirmando se o empreendimento irá ou não necessitar de um aumento de carga ou grandes intervenções no sistema elétrico existente para atender esses carregadores veiculares.

Brazil Alvim Versoza Eng. Eletricista

Diretor Executivo da Engebrazil Engenharia Elétrica Ltda

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

OREIZI, Darya. What Is the Difference Between EV Capable, EV Ready, and EV Installed?. In: What Is the Difference Between EV Capable, EV Ready, and EV Installed?. [S. l.], 2020. Disponível em: https://www.chargedfuture.com/ev-capable-ev-ready-and-ev-installed/. Acesso em: 18 nov. 2023.