Engebrazil participa de Seminários do Sistema BIM

Engebrazil participa de Seminários do Sistema BIM

24/07/2018

A fim de acompanhar a tendência de modelagem da informação da construção, os Engenheiros Brazil Versoza e Arthur Versoza participaram no última dia 20 de outubro do 2º Seminário BIM, promovido pelo Sinduscon – SP.

Este seminário possibilitou a visão macro deste novo processo de trabalho que integra as informações de projeto, orçamento, planejamento, produção e até da operação e manutenção do edifício, enxergando as ações necessárias para a implantação do BIM e o papel de cada agente nesta implantação, a partir da experiência de empresas que já adotam esse sistema.

O que é sistema BIM?

“BIM” significa Building Information Modeling, ou Modelo de Informação da construção. As soluções que trabalham sobre este conceito utilizam um modelo único, centralizado, que contém toda a informação necessária para definir o projeto.

A partir deste modelo, arquitetos e engenheiros conseguem obter facilmente feed-back contínuo sobre informações críticas de projeto como as quanti­dades e especificações de materiais utilizados, ou o comportamento do edifício em diferentes aspectos funcionais essenciais ao conforto e ambiente, como sejam a eficiência térmica, a iluminação e a acústica. Tratando-se de um modelo paramétrico, torna-se mais fácil a criação e análise de vários cenários alternativos, permitindo otimizar as soluções encontradas.

Dentro deste contexto, “modelo único” não significa “arquivo único”. Significa, sim que toda a informação que é gerada pelas equipas de projeto, mesmo que estas sejam de diferentes especialidades, se mantém consistente e devidamente coordenada ao longo de todo o fluxo do projeto. Este aspecto ajuda a reduzir consideravelmente o risco de ocorrência de erros devidos a inconsistências de par­tes do projeto, que muitas vezes só são descobertas durante o processo de construção e que normalmente têm um impacto muito negativo nos custos da obra.